Foto: FUGE/Divulgação
Equipe de handebol representou o Rio Grande do Sul na competição

O time de handebol da Universidade Federal de Santa Maria (Handufsm) encerrou sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizados em Natal (RN), com o vice-campeonato da terceira divisão. Com o resultado, a equipe garantiu que o representante gaúcho dispute a segunda divisão da competição em 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A campanha começou com derrota apertada para a Uninassau-RJ, por 29 a 27. Na sequência, a equipe se recuperou com duas vitórias expressivas na fase de grupos: 41 a 25 sobre a Ufersa-RN e 45 a 23 diante da UFS-SE.
Na semifinal, a UFSM venceu a Faceib-MT por 29 a 26 e avançou à decisão. Na grande final, a equipe reecontrou a algoz da estreia e acabou novamente derrotada, por 35 a 28, para a Uninassau-RJ.
UFSM Futsal estreia nesta segunda
Já a equipe da UFSM Futsal estreia nesta segunda-feira (13) na segunda divisão do campeonato universitário. O primeiro jogo será às 15h, contra a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Os outros confrontos da fase de grupos ocorrem nos dois dias seguintes, no mesmo horário: na terça-feira (14), contra a Unit-SE, e na quarta (15), diante do time anfitrião, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Bicampeã dos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs), a UFSM representa o Rio Grande do Sul na competição nacional e tem como meta o retorno à primeira divisão. Em 2024, o grupo disputou o Jubs em Brasília, mas terminou sem vitórias após quatro partidas. Para voltar à elite universitária, a equipe precisa conquistar uma das duas vagas disponíveis nesta edição e, novamente, vencer o campeonato gaúcho em 2026, o que garantiria presença na próxima edição nacional, prevista para ocorrer em Goiás.